Edifício Marco Fórum XXI, Piso 0
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 205,
4630 – 205 Marco de Canaveses
Email :
geral@creativeline.pt
Coaching 4.0: Vouchers para a capacitação digital das PME's
A transformação digital é um grande desafio para as empresas portuguesas, tanto para as empresas como para os colaboradores, especialmente com a pandemia da COVID-19 que afetou todo o mundo em 2020.
Para enfrentar esse desafio, o governo português lançou uma iniciativa chamada Coaching 4.0, como parte do Plano de Recuperação baseado nos Fundos Europeus.
Coaching 4.0: O que é?
O Coaching 4.0 é uma iniciativa que oferece incentivos na forma de vouchers (vales Coaching 4.0) para pequenas e médias empresas portuguesas, para estimular a adoção de novas tecnologias (Indústria 4.0) nas empresas. Esses vouchers ajudam no desenvolvimento de processos e competências organizacionais para potenciar a transformação digital dos modelos de negócio. Esta iniciativa é promovida pela Estrutura de Missão Portugal Digitalem conjunto com IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação.
Quem são os beneficiários?
Assim como outros programas relacionados com a Transição Digital das Empresas, este é direcionado especialmente para as pequenas e médias empresas (PME) de Portugal, com o intuito de elevar a competitividade e a capacidade de adaptação dessas empresas face a futuros desafiadores, por meio da implementação da digitalização.
Coaching 4.0: Financiamento
Esta medida conta com financiamento de 40 milhões de euros, subdivididos pelo período de 5 anos, e deverá apoiar cerca de 4 mil empresas, apontando para um valor médio de 10 mil euros por empresa apoiada.
A taxa de apoio máxima é de 50%, podendo ser aumentada até 100% no caso de auxílios a serviços de consultoria em inovação e de apoio à inovação, desde que o montante total desse auxílio não exceda 200 mil euros por empresa num período de três exercícios financeiros.
Como funciona o desembolso?
Neste caso, os contratos celebrados com os beneficiários são verificados por meio de milestones.
Para a verificação desses milestones, o Coaching 4.0 conta com um relatório trimestral, bem como ações de verificação no local de implementação ou até solicitação direta de informação complementar aos beneficiários, sendo a responsabilidade dessa verificação do IAPMEI (apoiado, quando pertinente, por outras entidades públicas responsáveis pela implementação do Coaching 4.0).
Esta informação não dispensa a consulta do aviso publicado pelo IAPMEI.
Veja aqui outras opções de financiamento para o seu projeto.
As candidaturas aos vales Coaching 4.0 são efetuadas na página de candidaturas da plataforma Recuperar Portugal, selecionando a componente do PRR “C16: Empresas 4.0” e o beneficiário “Empresas” para, de seguida, consultar os avisos abertos para o investimento C16-i02: Transição Digital das Empresas.