Este concurso visa conceder apoios a projetos individuais de PME que objetivem a concretização de estratégias de internacionalização via e-commerce, ou seja,digitalmente.
Para isso, implementam-se tecnologias e processos digitais que ajustam os modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas. Introduzem-se, também, alterações na relação entre os intervenientes da cadeia de valor e com o cliente.
As empresas que poderão beneficiar deste concurso, no âmbito do PRR são aquelas que pretendem desenvolver e dinamizar as suas estratégias de exportação de produtos e serviços, através de canais eletrónicos.
Internacionalização via e-commerce: Prioridades do concurso
1. Sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
2. Apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais.
Área Geográfica
Todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Dotação Orçamental
A dotação deste concurso é de 4,5 milhões de euros. Pode ser reforçada dependendo das candidaturas selecionadas.
Critérios de Elegibilidade e Condições de Acesso
O beneficiário final deve ter uma situação líquida positiva no exercício fiscal anterior ao ano de candidatura. É obrigatório entregar a Informação Empresarial Simplificada (IES) desse ano. Em alternativa, poderá ser apresentado Balanço intercalar posterior, certificado por ROC, desde que reportado até à data de candidatura.
As empresas que à data da candidatura tenham menos de um ano de atividade não se encontram sujeitas à presente condição de acesso.
Estabelece-se como condição de acesso a realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos.
Internacionalização via e-commerce: Tipologias de Projetos
O incentivo Internacionalização via E-Commerce apoia as empresas portuguesas em duas tipologias:
1. Novas Exportadoras: despesas elegíveis com limiares entre 10.000 € e 25.000 €;
Aqui incluem-se projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que tenham uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
2. Mais Mercados: despesas elegíveis com limiares entre 25.000 € e 85.000 €;
Esta componente diz respeito a projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que tenham uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
Financiamento
Taxa de incentivo de 50% (a fundo perdido) sobre as despesas elegíveis apuradas.
Despesas elegíveis
1. Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
2. Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
2.1. Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
2.2. User-Centered Design (UX);
2.3. Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
2.4. Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
2.5. Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA);
2.6. Social Media Marketing;
2.7. Content Marketing;
2.8. Display Advertising;
2.9. Mobile Marketing;
2.10. Business Inteligence e Web Analytics
3. Custos com pessoal técnico afetam a implementação do projeto. Devem ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital. O nível mínimo de qualificação deve ser VI (QNQ).
4. Outras despesas de investimento em atividades complementares às acima enunciadas, a aprovar casuisticamente e desde que fique demonstrada a sua relevância para o desenvolvimento dos projetos.
São elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.
Se acha que o seu negócio se enquadra nesta medida, não perca tempo! Estamos prontos para o ajudar a fazer a sua candidatura, preencha o formulário para entrar em contacto connosco!
Em primeiro lugar deve realizar o seu Diagnóstico E-commerce: Previamente à submissão da candidatura, a empresa deve solicitar o seu Diagnóstico E-commerce no website Portugal Exporta. As empresas com Diagnóstico já realizado deverão proceder à sua atualização.
A avaliação e os outputs de recomendações deste Diagnóstico têm como objetivo fornecer orientações. Essas orientações servirão para a elaboração de um Plano detalhado de E-commerce Internacional. Esse Plano deverá suportar o plano de investimentos da candidatura.
Seguidamente deve elaborar o seu Plano de E-commerce Internacional: As PME devem sustentar sua candidatura com um Plano detalhado de E-Commerce Internacional. Este deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 08/C16-i02/2022.
Posto isto, as PME candidatas têm duas opções. A primeira é apresentar o seu próprio plano. A segunda é solicitar os serviços da AICEP para desenvolver um plano personalizado. Para isso, é preciso fazer um registo na MY AICEP e começar um Plano de Ação para Exportar através do E-Commerce.
A AICEP, EPE, oferecerá acesso a módulos de capacitação e formação em E-commerce às PMEs candidatas. Isso será feito sempre que necessário, com o objetivo de ajudar na definição do plano de ação.
Por fim, a formalização das candidaturas no Balcão dos Fundos: A apresentação das candidaturas é realizada pela PME candidata através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos.
A PME deve anexar à candidatura o Diagnóstico de E-Commerce da AICEP. Além disso, precisa de submeter o Plano de E-Commerce Internacional.
No formulário de candidatura, a empresa deve assinalar a tipologia de projeto a que se está a candidatar: Novos Exportadores ou Mais Mercados. O resultado está disponível no Diagnóstico de E-Commerce.
São elegíveis todas as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica, bem como os Empresários em Nome Individual, com contabilidade organizada